O grupo de cantares Gerações nasce em Abril de 2013, da vontade da então Junta de Freguesia em dinamizar os jovens da aldeia.
Reúnem-se então alguns jovens, dialoga-se sobre as possíveis actividades a desenvolver, combinam-se alguns encontros e neles aparecem alguns instrumentos musicais, cantam-se e tocam-se alguns temas da música tradicional e em pouco tempo os pais e avós, que acompanham os jovens, participam também a cantar e a ensinar o que em tempos cantavam, em perfeita sintonia com os mais novos.
A música que ali se canta toa para fora das paredes do edifício e a população senta-se do lado de fora a ouvir os cantares. No fim de cada encontro muitos são, então, os que nos incentivam a sair da aldeia para mostrar o trabalho que ali se faz.
É necessário dar nome ao grupo! Ideia daqui e dali e alguém lembra que no grupo existem três gerações: avós, pais e filhos. Surge então: “GERAÇOES “, gerações é o nome!
A 1ª actuação surge ainda a medo e desde aí o grupo Gerações tem sido solicitado para os mais diversos eventos.
O grupo Gerações fez parte do departamento cultural da Associação de Solidariedade e Acção social de Carragozela, até final do mês passado, tendo agora vida própria e adquirindo personalidade jurídica através da constituição de uma associação própria, contudo os objectivos mantêm-se os iniciais e que passam pela recolha, execução e transmissão, às novas gerações, dos cantares populares portugueses.
© 2024 União de Freguesias de Carragozela e Várzea de Meruge. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.